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Como vender mais no meu pet shop?

O mercado pet é um ramo em expansão e, talvez, esse seja um dos motivos que levam as pessoas a abrirem comércios voltados para esse segmento. Outro motivo pode ser o carinho e afeto que nós, humanos, temos pelos pets.

Esse ramo comercial toma cada vez mais forma e foi responsável por movimentar mais de 139 milhões de reais, segundo o site da Forbes.

Apesar de muitos empreendedores terem fechado seus estabelecimentos, o mercado pet é uma área em expansão, com um mercado aquecido e que segue atraindo a curiosidade de muitas pessoas que sonham com uma nova fonte de renda ou com um (re)começo profissional.

Se você é empreendedor e tem um negócio no ramo pet, separamos dicas de como alavancar as vendas no seu pet shop.

Planejamento

Planejamento parece algo óbvio. Porém essa etapa não deve ser ignorada.

O planejamento vai desde o quanto você pode investir para dar aquele UP no seu negócio até na análise do seu cliente. Por exemplo: será que você está vendendo os produtos adequados para a faixa econômica da sua região?

Esse tipo de questionamento faz parte do planejamento da estratégia do seu negócio e é fundamental para aumentar suas vendas.

Segundo o Sebrae, em um mundo cada vez mais globalizado é necessário ser mais profissional e mais criativo para conquistar os clientes.

A instituição também ressalta que um planejamento contribui para o sucesso das vendas, pois assim você pode estabelecer metas e focar em atingi-las.

Qualidade dos produtos

Se você busca otimizar suas vendas, busque por produtos de qualidade.

Preço é importante, mas satisfação do cliente é mais importante ainda.

Afinal, cliente satisfeito é cliente que volta a comprar e, ainda, faz propaganda do seu produto de forma gratuita, com a famosa "indicação".

Pense sempre a longo prazo: você prefere vender 10 abacaxis sem sabor por 1 real o dia todo no sol ou vender o melhor abacaxi por 10 reais cada?

Atendimento

Um dos principais pilares para o sucesso do negócio e consolidação da sua marca é o atendimento ao cliente.

Desde o "bom dia" com um sorriso no rosto até a capacitação de vendas da equipe, tudo é vital para um bom atendimento.

Segundo o site "dim dim por dim dim" o bom atendimento faz o cliente voltar e divulgar a experiência que teve em "boca a boca" favorável à empresa.

Portanto, priorize um bom atendimento, seja procurando cursos online ou lendo livros sobre o assunto.

Conheça seu público-alvo

Estudar seu público é outro ponto importante, pois saber da necessidade e sobre o perfil do seu cliente é fundamental para decidir sobre os produtos que podem ser vendidos, valores desses produtos e possíveis ações para aumentar as vendas.

Para tanto, é importante manter um cadastro com nome do tutor, nome do animal, porte, pelagem, endereço, temperamento, melhores horários e cronograma de datas de banho e tosa e até mesmo um histórico dos produtos utilizados no pet.

Essencial destacar que – hoje em dia – os tutores querem algo além de produtos e serviços. Eles querem informações sobre o melhor produto, melhor tosa para épocas quentes e saber sobre lançamentos de produtos. Desse modo, de acordo com o portal Pet Control, estreitar a relação entre seu comércio e o consumidor representa a fidelização da sua clientela.

Organize sua loja

Manter as gôndolas e prateleiras organizadas, sem excessos ou produtos amontoados, evita a poluição visual e passa a imagem de um local moderno, organizado e arejado.

Isso porque, segundo especialistas, ambientes com ventilação apresentam menor incidência de contaminação de COVID-19.

Ainda, quanto a organização, é importante setorizar os produtos, isto é, separar seus produtos por função ou por espécie. Por exemplo, rações para gatos precisam ser agrupadas na mesma prateleira e não devem ser misturadas junto aos petiscos para cães.

Ofereça vantagem para fidelização do cliente

Verifique se é possível criar promoções exclusivas para clientes fidelizados ou ainda se é possível dar descontos progressivos para compras acima de determinado valor.

Assim, você delimita o quanto está disposto a abrir mão do preço fixo em razão da concretização da venda.

Os clientes são a parte mais importante de todo e qualquer método de venda. Afinal, cliente satisfeito volta para comprar e ainda faz propaganda do seu estabelecimento sem cobrar nada.

E sendo assim, os clientes fiéis merecem um tratamento especial. Seja com uma mensagem de final de ano, com um mimo para o pet ou ainda a possibilidade de participar de um sorteio exclusivo, é sempre bom ser lembrado, não é mesmo?! Então não deixe de mimar seus clientes fiéis.

Fique atento às tecnologias

De acordo com o portal Rock Content, o uso de dispositivos conectados pode aumentar em até quatro vezes até 2023. Isso quer dizer que o empreendedor que estiver antenado e presente nas redes, apps ou no google pode se sair melhor nessa nova era digital.

Essa expansão digital vai desde a localização do seu negócio até o pós-venda e avaliação do seu produto em aplicativos ou redes sociais.

Por isso, é essencial procurar plataformas que contemplem toda a jornada do consumidor, pois seguidores são potenciais compradores.

Não esqueça do marketing

O marketing é uma estratégia de vendas que se utiliza dos recursos publicitários.

Monte sua estratégia e procure divulgar seus produtos, os valores, serviços, clube de assinaturas e promoção com antecedência e usando uma linguagem de fácil compreensão, mas dentro das normas gramaticais.

Também se lembre de manter sempre suas redes sociais atualizadas.

Nunca pare de aprender

Aprender a vender é um dom para poucos e não existe fórmula mágica. O mais importante que aprender uma receita pronta é aprender a observar o mercado e nunca parar de ser atualizar no seu ramo.

Sempre pesquise dicas, tendências e novos recursos para seu negócio.

Aprender a arte de vender é observar, praticar e aprender com eventuais erros.

Acredite!

Mesmo com crises econômicas ou projetos fracassados, se você deseja aumentar suas vendas é preciso acreditar! Deixamos aqui a frase de um vendedor que revolucionou o modo de consumir tecnologia, Steve Jobs. Para Jobs, a Apple não era só um produto, era um estilo de vida.

Então, lembre-se:

"Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário." - Steve Jobs

E aí? Gostou das nossas dicas para aumentar as vendas em pet shop?

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