Gênio, visionário e à frente de seu tempo são somente alguns termos que definiram a personalidade arrojada de Steve Jobs, idealizador da gigante Apple e da Pixar.
Apesar de ter uma personalidade controversa durante sua vida, o trabalho e forma de ver o trabalho fez com que as lições de Jobs sobre carreira e empreendedorismo transcendessem sua morte e se perpetuam até os dias atuais.
Veja abaixo alguns ensinamentos sobre empreendedorismo que Steve deixou durante seu legado:
Erros acontecem com todos
Após fundar a Apple, Steve Jobs foi demitido da própria empresa com 30 anos de idade. Mas isso serviu de lição para que Jobs aprendesse com os próprios erros e seguisse em frente, mas de uma forma diferente.
Em uma palestra na Universidade de Stanford, Steve afirmou que na época não havia percebido, mas a sua demissão da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, pois a sensação pesada do sucesso foi substituída pela leveza de ser iniciante outra vez, o que libertou Jobs para entrar em um dos períodos mais criativos da vida.
Em verdade, após sua demissão da Apple, Jobs fundou o estúdio Pixar, empresa responsável pelo primeiro longa-metragem feito totalmente com computação gráfica, Toy Story.
A empresa deu tão certo que, anos depois, foi comprada pela Disney.
Nunca é tarde para (re)começar
Como vimos acima, Steve se viu obrigado a recomeçar, mas isso serviu como combustível para um novo caminho a ser trilhado.
Além disso, Jobs mostrou que não importa sua idade ou seu grau de escolaridade.
O que realmente importa é nunca deixar de evoluir profissionalmente, não importa quando o tempo passe.
Outro ponto importante é o legado de Jobs sobre acreditar em seus sonhos.
No início, a Apple quase faliu. Então Jobs e seu sócio venderam sua camionete e calculadora científica para investir na empresa.
Portanto, acreditar em si mesmo e nos seus sonhos é fundamental para empreender.
O seu propósito diz muito sobre você
Após vender sua camionete, na tentativa de salvar a Apple da falência, Jobs ainda encontrava dificuldades para se manter no mercado.
Nessa fase foi importante para a sobrevivência da empresa o pensamento "fora da caixa" de Steve.
Ao mudar seu propósito da empresa e focar na experiência do usuário, Jobs focou em quatro termos que iriam definir o futuro da empresa, sendo eles: consumidor, pro, desktop, portátil.
Temos aí a fórmula de sucesso do Macintosh (1984) e do atual macbook, o notebook da apple que até os dias atuais é objeto de desejo de muitas pessoas.
Esse exemplo mostra que não basta trilhar uma carreira sem propósito definido.
O empreendedor que almeja apenas lucro, sem se atentar a experiência do cliente e qualidade de seus produtos, dificilmente atingirá o sucesso.
E, por fim: Acredite!
Mesmo com crises econômicas ou projetos fracassados, se você deseja aumentar suas vendas é preciso acreditar!
Deixamos aqui uma frase de Steve Jobs, o qual revolucionou o modo de consumir tecnologia.
Para Jobs, a Apple não era só um produto, era um estilo de vida.
Então, lembre-se:
"Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário." - Steve Jobs
E aí, gostou desse conteúdo?
Para saber mais sobre tecnologia, mercado pet e empreendedorismo, siga a docg.sx nas redes sociais.
Docgsx: vem pra era pet tech. Service experience no seu pet shop.