Você abriu um pet shop mas sente que falta a "cereja do bolo" para otimizar seu negócio e alavancar suas vendas?
Talvez o treinamento de equipe de vendas, serviços ou demais funcionalidades seja a peça-chave para mudar esse panorama.
Para isso, comece traçando a estratégia de venda junto com sua equipe. Conversem sobre os principais entraves na hora da venda em relação a tempo, logística ou até mesmo conhecimento sobre produtos.
Estabeleçam a gentileza como a melhor amiga da venda. Vendedor gentil é vendedor que é lembrado.
Também faz parte do treinamento da equipe a organização do estoque e do estabelecimento.
Isso implica em manter as gôndolas e prateleiras organizadas, sem excessos ou produtos amontoados, evita a poluição visual e passa a imagem de um local moderno, organizado e arejado.
Lembrando que, segundo especialistas, ambientes com ventilação apresentam menor incidência de contaminação de COVID-19.
Pensando na organização, é importante setorizar os produtos, isto é, separar seus produtos por função ou por espécie de animal, como por exemplo, rações para gatos precisam ser agrupadas na mesma prateleira e não devem ser misturadas junto aos petiscos para cães.
Procure organizar seu estoque e saber prever quais produtos tem mais saída a depender da sazonalidade, pois isso auxilia na tarefa de pedir reposição de determinados produtos e até mesmo disponibilizar para promoção aquele outro empacado na prateleira a tempos.
Após o planejamento e organização, buscar por consultorias de especialistas e unir sua equipe através de uma palestra, workshop ou reunião pode ser muito proveitoso.
Procure os especialistas do assunto na sua região e verifique se ele oferece cursos ou afins. Um grande exemplo disso é a busca por workshops e cursos para groomers (banhistas e tosadores profissionais), profissão em evidência nos últimos anos dentro do mercado pet.
Ainda, converse com sua equipe, marque reuniões e dê feedback. É essencial para o desenvolvimento profissional saber se o caminho que está sendo tomado é correspondente a expectativa da pessoa, seja essa gerente ou subordinado.
E sempre se lembre de verificar se cada integrante do time está alinhado com o cargo exercido, pois avaliar a aptidão e escolhas profissionais de cada um também é primordial.
Sobre esse tema, o portal Pet control destaca como exemplo que o colaborador que trabalha no caixa, aprenda mais sobre financeiro, que os vendedores procurem conhecer mais sobre vendas e estratégias, bem como que groomers se aperfeiçoem e conheçam os melhores produtos do mercado.
Procurar produtos inovadores e colaboradores comprometidos em fazer seu empreendimento prosperar é tão essencial quanto organizar um espaço acolhedor e oferecer treinamento.
Por fim, um bom lugar para procurar inovações e tendências do mercado são as feiras focadas no mercado pet, como à exemplo a Pet South America.
Se você ainda ficou com dúvidas sobre como melhorar seu negócio pet, acompanhe a docgsx nas redes sociais e acompanhando o blog você encontra muitas outras dicas para o seu negócio.
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